O lugar do Pereiro é atravessado pela estrada N 110, dispondo-se a maioria do casario em torno desta via de comunicação. Assim sendo, a capela de Nossa Senhora da Saúde não é excepção.
Ergue-se num terreiro amplo e sobrelevado, na confluência da serra de S. Saturnino.

À semelhança do templo anterior, também a capela de Nossa Senhora da Saúde do Pereiro dificilmente se enquadra na tipologia característica que permite definir, em traços gerais, a arquitectura religiosa desta região.
O simples campanário que, na maioria das capelinhas, encima a fachada principal, foi aqui substituído por uma verdadeira torre sineira, de tronco quadrangular e marcada verticalidade.
Avançada relativamente ao corpo central do edifício, esta torre subdivide-se em dois registos: no inferior existe uma pequena galilé, antecedida por 3 lanços de escada e por meio da qual se chega à entrada principal; segue-se uma pequena janela e, já no registo superior, encontram-se 4 campanários, um em cada uma das faces da torre, a qual é coroada por uma cobertura piramidal.
No templo existem várias janelinhas que permitem iluminar o espaço interior: duas ladeiam a porta principal; duas rasgam-se nas paredes laterais; outras duas iluminam a capela-mor.
Outra característica que permite diferenciar esta capela é a existência, em ambas as laterais, de uma sacristia saliente relativamente ao corpo do edifício. Cada uma destas sacristias é iluminada por meio de uma janela e possui acesso exterior. No entanto, estas dependências não se encontram ligadas à capela-mor, como seria usual, mas antes à nave central, imediatamente antes do arco cruzeiro. Por sua vez, também a capela-mor se destaca do corpo central do templo, por ser ligeiramente mais estreita que a nave.
Pelo interior, o tecto é madeirado e de três planos, sendo o pavimento recoberto por meio de mosaico cerâmico, existindo ainda um passadiço em cantaria que se prolonga desde a entrada principal até à capela-mor.
A ligação entre os dois espaços é estabelecida por meio de um arco cruzeiro de volta perfeita e um desnível de 2 degraus.
Por cima da entrada principal, existe um coro alto por meio do qual se acede à torre sineira.

capela nossa senhora da saude

 Localização Geográfica:
GPS: 39.746439, -8.369547

 

Utilizamos cookies para melhorar o funcionamento deste sítio. Para mais informações consulte a nossa Política de Privacidade.

  Ao utilizar este sítio concorda com a sua utilização.
Política de Privacidade