Na qualidade de Presidente do Executivo da União das Freguesias de Areias e Pias, Márcio Rafael Gomes Cabral Informa que ontem ao início da noite foi desmobilização o posto de comando instalado junto à Associação Lagoense, em Lagoa. Contudo, por uma questão preventiva, ainda se encontra no terreno uma viatura de combate a incêndios a efetuar vigilância.
"Foram dias e noites muito complicadas, com a ameaça constante de um incêndio que lavrou sempre muito perto da extremidade da nossa freguesia, tendo inclusivamente no Sábado, de forma rápida e violenta, assolado uma parte do nosso território, junto à aldeia de Avecasta. Hoje, após dias consecutivos de vigilância e combate às chamas, podemos declarar este incêndio como extinto.
Em nome pessoal e do Executivo da União das Freguesias de Areias e Pias, agradeço:
- A todos os bombeiros que de forma corajosa combateram as chamas, apesar de todo o desgaste e cansaço estão sempre disponiveis para a luta. Aos bombeiros que vieram dos mais variados locais de vários distritos do pais, mas principalmente aos nossos bombeiros de Ferreira do Zêzere, sempre nas frentes de incêndio, tanto na nossa freguesia e no nosso concelho, como nas freguesias de Ribeira do Farrio e Freixianda no concelho de Ourém e na freguesia de Pelmá no concelho de Alviázere. Muito obrigado.
- À Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ferreira do Zêzere. Um corpo de bombeiros é também uma direção associativa e de forma vincada estiveram sempre presentes e a colaborar com os trabalhos em curso. Muito obrigado.
- Ao Sr. Presidente da Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere, Bruno Gomes, entidade máxima da Proteção Civil no nosso concelho e a todos os funcionários e colaboradores do Municipio, desde sapadores, manobradores, motoristas... sempre disponiveis para estar presentes e auxiliar na luta. Muito Obrigado.
- A todos os elementos da Proteção Civil presentes, principalmente ao Sr. Comandante Municipal, sempre no terreno a acompanhar os trabalhos. Muito obrigado.
- À Associação Recreativa Lagoense, pela prontidão e disponibilidade na cedência de espaço e condições para a instalação do posto de comando, assim como pelo empenho e dedicação em todos estes dias e noites ao serviço dos muitos bombeiros que por lá passaram, sempre com boa disposição e sorriso no rosto. Muito obrigado.
- Ao CRIFZ e aos Escuteiros de Ferreira do Zêzere, pelas refeições e logistica na alimentação. Muito obrigado.
- À Associação de Melhoramentos e Bem Estar Social de Areias, pela forma pronta e eficaz a que acedeu ao meu pedido de recolha e permanenecia nas suas instalações de várias pessoas evacuadas da aldeia de Avecasta. Muito Obrigado.
- A toda a população que de forma responsável e ordeira soube respeitar as autoridades e regras impostas e que de forma determinada souberam defender-se a si próprios, aos seus familiares e aos seus bens pessoais. Muito obrigado.
- A todos os que de alguma forma, individual e/ou voluntária estiveram presentes a auxiliar no combate às chamas, no auxilio aos bombeiros, na distribuição de refeições e bebidas e demais tarefas que foram surgindo. Muito Obrigado.
Felizmente, não temos perdas humanas, nem ferimentos fisicos a registar. Contudo, este incêndio deixou uma grande ferida emocional na identidade de todos nós: a perda do moinho de Avecasta.
Para além da discussão do que poderia ou não ter sido feito, é tempo de sarar feridas e a única forma de o fazermos é reerguendo um dos principais simbolos da nossa aldeia de Avecasta, da nossa freguesia, do nosso concelho e da nossa região. Dessa forma, informo que estamos já a procurar e preparar soluções para que possamos reunir as condições necessárias à reconstrução do moinho de Avecasta.
Peço que todos os que queiram de alguma forma ajudar ou colaborar que entrem em contacto com a Junta de Freguesia para que possamos unir esforços e conciliar forças no mesmo sentido. Todos juntos, reergueremos o nosso moinho.
Por enquanto, saibamos manter-nos atentos e vigilantes pois as condições meteorológicas não são favoráveis e pode surgir um novo incêndio ou reacendimento.
Mantenham-se em segurança."
O Presidente do Executivo da UFAP
Márcio Cabral