Ler mais...
No próximo dia 30 de julho (sábado), pelas 21h vai decorrer o Concerto de Gala com a Orquestra do Festival ZêzereArtes na Igreja Matriz de Areias.
Não perca esta oportunidade de assistir a este belo espetáculo musical com o enquadramento e condições acústicas fantásticas que a nossa Igrja Matriz de Areias potencia.
As entradas são gratuitas.
Ler mais...

Após 2 anos de interregno, o Executivo da União das Freguesias de Areias e Pias levou a cabo mais uma edição da Feira da Ascensão, em Areias.

Os festejos tiveram inicio na quinta feira da ascensão, dia da espiga, 26 de maio de manhã, com uma dramatização da obra “O mistério da senhora das Areias” com participação dos alunos de Centro Escolar de Areias, alunos do 10º C da escola Pedro Ferreiro e utentes da Associação de melhoramentos e bem estar social de Areias. À tarde, teve lugar a tradicional missa da ascensão

No segundo dia de festa, teve lugar uma cerimónia de inauguração das tasquinhas pelas 18h30 e às 22H baile popular com Grupo Manuel Brás. 

No terceiro dia, as tasquinhas abriram às 17h e às 18h realizou-se um concerto com o grupo Além Fado na Igreja Matriz de Areias. Ás 22h30, teve lugar o baile popular com o Grupo Á-part. 

No quarto e último dia das festividades realizou-se a tradicional feira que decorreu ao longo do dia. As 11h30, houve animação musical itinerante por todo o recinto da feira com o grupo de concertinas de Águas Belas. A partir das 14h e ao longo de toda a tarde, os mais pequenos puderam fazer pinturas, modelagem de balões  e experimentar uma série de jogos tradicionais. Às 15h iniciou a tarde de folclore com os três ranchos folclóricos do concelho a marcar presença. 

Foi nosso objetivo aproximar as festividades às tradições mais antigas e ao próprio dia da espiga, quinta feira da Ascensão. Estamos de coração cheio pelo sucesso alcançado pelo evento.

O Executivo da União Das Freguesias De Areias E Pias agradece a todas as associações e colectividades que dinamizaram as tasquinhas, que são um dos pontos florais do evento:

- AMBESA

- Grupo desportivo de Pias

- Fábrica da Igreja de Pias

- APEECEA

- Associação de caçadores Castelo D. Gaião

- Acção Católica Rural

- Associação de Milheiros

- Associação de Gontijas

- Associação de Lagoa

Agradecemos também a todos os que de alguma forma participaram ou apoiaram esta festa, desde feirantes, animadores, Centro Escolar de Areias, Escola Pedro Ferreiro, vendedores e público em geral.

Agradecemos também ao Municipio de Ferreira do Zêzere, pelo apoio logístico com a cedência das barracas, do palco, das baias e da sinalização.

Por fim, agradecemos aos funcionários e colaboradores da União das Freguesias de Areias e Pias pela disponibilidade e empenho na organização e dinamização do evento.

A todos, sem exceção, o nosso muito obrigado. O sucesso deste evento só existiu pela envolvência e empenho de todos. Prometemos voltar no próximo ano e com mais surpresas. 

 OBRIGADO

Galeria fotográfica do evento:

https://www.ufap.pt/galerias/889-feira-da-ascensao-2022

 

Ler mais...
No próximo domingo, dia 22 de maio, vai acontecer magia em Areias.
Uma organização dos Municípios de Ferreira de Zêzere, Mação, Sertã e Vila de Rei, inserida no projeto – Património Natural : Novas experiências de visita.
Com a produção de Luís de Matos, os mágicos Mago Teto de Espanha e Peter Wardell de Inglaterra irão promover espetáculos gratuitos em vários locais do concelho, sendo que em Areias, o espetáculo está previsto para domingo 22 de maio, pelas 11h45 no largo do mercado.
Não perca esta oportunidade de assistir a um grande espetáculo de magia!
Ler mais...

A Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere em parceria com a Double-u Replay organiza no próximo sábado, dia 21 de maio, a partir das 14h00, a jornada de apresentação do relançamento do programa de investigação e museologia da Gruta da Avecasta. Uma iniciativa não só dirigida a estudiosos, mas também ao público em geral.

PROGRAMA:

14.00 - Visita guiada à Gruta e Cabeço da Avecasta: Eco-fisiografia, Flora, Vegetação e Arqueologia - José Mateus e Paula Queiroz
15.00 - Mesa Redonda:
Gruta da Avecasta - Novos desafios da Ciência, Cultura e Cidadania
I - Novos dados do estudo da Gruta da AVECASTA

Comunicações curtas:

1) As antigas ocupações da Gruta-Povoado da Avecasta - José Mateus e Paula Queiroz
2) O programa de virtualização - José Mateus, Paula Queiroz, Rui Palhinha, Pedro Brasil
3) Palinologia dos horizontes proto-históricos (primeiro esboço) - Paula Queiroz e José Mateus
4) Carpologia de um contexto de armazenamento da Idade do Bronze - Paula Queiroz, Denise Silva, Artur Mateus
5) As pastas cerâmicas do horizonte C11d&e (ensaio preliminar) - Massimo Beltrame, Artur Mateus, José Mateus
6) Primeiros ensaios de análise dos resíduos orgânicos da olaria do horizonte C11d&e - Ana Manhita, Cristina Barrocas Dias, José Mateus
7) Primeiros ensaios de releitura estratigráfica com Fluorescência de Raios-X – Massimo Beltrame

17.30 - II - Ecomuseu Avecasta: Que desafios? Que perspetivas? Para Quando?
Uma conversa franca, alargada e informal entre a equipa de pesquisa, os autarcas, os ferreirenses, o público interessado, matizada pelas seguintes apresentações curtas:

O pré-projecto de 2002 - José Mateus e Paula Queiroz
A Avecasta no contexto da Arqueologia da Paisagem - Os desafios, as estratégias possíveis – Denise Silva
Arqueometria e arqueobotânica (pontes promissoras) – Ginevra Coradeschi
Em busca das gentes da Avecasta - Cláudia Relvado
Os desafios da zoo-arqueologia - Carlos Pimenta
Novos dados de análise de pastas de cerâmica (níveis pré-romanos) – Abiodun Ganiyu
Desafios da Conservação e Restauro - Ricardo Triães
Arquitetura tradicional na aldeia da Avecasta e os legados milenares - Teresa Bray
Avecasta e a rede NATURA2000 - Paula Queiroz e José Mateus
Antevisão da série AVECASTA DISPLAY (‘cadernos’ Avecasta) - José Mateus e Paula Queiroz

Não perca esta oportunidade para realizar uma visita guiada e colaborar para o desenvolvimento deste ex-líbris da nossa freguesia.

Ler mais...

Como foi já anunciado, o Executivo da UNIÃO DAS FREGUESIAS DE AREIAS E PIAS, decidiu voltar a promover a Feira da Ascensão, desta feita nos dias 26, 27, 28 e 29 de maio. Apresentamos hoje o cartaz oficial da "Feira da Ascensão" de 2022.

A data escolhida surgem na sequência da quinta-feira da Ascensão, dia 26 de maio, outrora dia da grande feira, mas que atualmente, perdeu grande relevo. Com o objetivo de refroçar a ligação da feira com o dia original da Ascensão, será este o primeiro dia das festividades, com uma dramatização dos alunos do Centro Escolar de Areias e participação dos alunos do 10ºC da Escola Pedro Ferreiro e utentes da Associação de Melhoramentos e Bem Estar Social de Areias, junto ao adro da Igreja Matriz, pelas 10H00. Às 17h30, haverá celebração da missa da Ascenção.

Sexta-feira, dia 27 de maio, será o segundo dia, com a inauguração das tasquinhas, dinamizadas pelas associações e colectividades da freguesia, pelas 18H30. Às 22H00, haverá baile popular com o "Grupo Manuel Brás", outrora presença habitual na animação da Feira da Ascensão.

Sábado dia 28 de maio, pelas 17H00, será a reabertura das tasquinhas e pelas 18H00 haverá o espetáculo "Além Fado" na igreja Matriz. Será concerteza uma boa surpresa para a população que poderá assistir a uma forma diferente de interpretar Fado, com três interpretes de excelência. Após o concerto, convidamos todos a que possam jantar pelas tasquinhas para assistir ao baile popular pelas 22H00 com o "Grupo Á-part".

No domingo, pelas 9H00, será a abertura da tradicional feira da Ascensão que se prolongará por todo o dia. A partir das 11H30 haverá animação com o "Grupo de Concertinas da Associação Desportiva e Recreativa de Águas Belas". A partir das 14H00, a pensar nas familias e nos mais pequenos, haverá animação infantil com pinturas faciais, modelagem de balões e vários jogos tradicionais para pequenos e graúdos. Ás 15H00 terá inicio a tarde dedicada ao folclore, com a presença dos três Ranchos Folclóricos do concelho: Alqueidão de Santo Amaro, Beco Santo Aleixo e Vila de Pias. 

Pelas 20H00 será o encerramento da feira e dos festejos de 2022.

Voltamos a relembrar que a participação na Feira carece obrigatoriamente do preenchimento da ficha de inscrição que junto se anexa. Depois de devidamente preenchida, a ficha deverá ser remetida à UFAP pelas vias à disposição. As inscrições podem ser efetuadas até dia 19 de maio.

Quaisquer questões adicionais podem contactar pelos meios habituais: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. / 962 133 639 / 924 328 854.

Em anexo segue também o Regulamento da Feira da Ascensão.

Aproveitamos também para informar que, nos dias da feira, o trânsito na Rua das Escolas será interditado desde a Rua Principal de Areias até à entrada do parque de estacionamento da Associação Areense.

 

Utilizamos cookies para melhorar o funcionamento deste sítio. Para mais informações consulte a nossa Política de Privacidade.

  Ao utilizar este sítio concorda com a sua utilização.
Política de Privacidade