b_300_0_16777215_01_images_artigos_2020_03_PC_COVID_19.jpg

Durante as últimas semanas, a União das Freguesias de Areias e Pias, adiante designada por UFAP, tem acompanhado de perto o desenvolvimento e as implicações do surto de Coronavírus (COVID-19).

Face às manifestas preocupações das autoridades com a saúde pública e crescentes restrições de deslocações regionais, e tendo nomeadamente em conta:

  • O Despacho n.º 2836-A/2020 dos Gabinetes das Ministras da Modernização do Estado e da Administração Pública, do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e da Saúde, no âmbito da prevenção e controlo de infeção por COVID-19, de 02.03.2020;
  • A informação n.º 005/2020 de 27.02.2020 da Direção Geral da Saúde sobre Cidadãos regressados de uma área com transmissão comunitária ativa do novo coronavírus;
  • A informação n.º 006/2020 de 28.02.2020, da Direção Geral da Saúde sobre COVID-19 com recomendações para eventos públicos e eventos de massas;
  • A informação n.º 007/2020 de 10.03.2020, da Direção Geral da Saúde sobre a infeção pelo novo Coronavírus (SARS-CoV-2) -COVID-19 - Eventos de Massa

Em alinhamento e dando cumprimento ao disposto nos documentos supra mencionados, surge assim o Plano de Contingência da UFAP para o Coronavírus SARS-CoV-2, agente causal da COVID-19, elaborado e aprovado, por unanimidade, em reunião do executivo, ocorrida no dia 06 de março de 2020.

O referido plano prevê diversos cenários para fazer face à eventualidade de infeção de trabalhadores e para o possível registo de surtos de coronavírus na freguesia, de modo a controlar e combater a sua proliferação.

Áreas de isolamento e circulação, existência de material e equipamento, previsão de condições de teletrabalho, informação e esclarecimento de trabalhadores e, ainda, procedimentos perante casos suspeitos ou confirmados de infeção, vigilância e comunicação constituem diferentes parâmetros do referido plano, que respeita as recomendações da DGS e da Organização Mundial de Saúde (OMS). Contempla todas as estruturas da Junta de Freguesia e abrange todos os trabalhadores prestar serviço atualmente.

Manter o funcionamento dos serviços, preparar respostas à situação, bem como medidas de informação, prevenção, vigilância e identificação de possíveis casos são algumas as prioridades do Plano de Contingência, que visa também preparar o restabelecimento da situação e atividade normais, tão rápido e seguro quanto possível.

Assim, conforme disposto no n.º 1 do Despacho n.º 2836-A/2020, de 02 de março de 2020, a UFAP enviou cópia do referido ás seguintes entidades:

  • Direção-Geral da administração e do emprego público;
  • Presidente e vogais da União das Freguesias de Areias e Pias;
  • Presidente da Assembleia de Freguesia da União das Freguesias de Areias e Pias;
  • Funcionários da União das Freguesias de Areias e Pias;
  • Serviço Municipal de Proteção Civil;
  • Coordenador Municipal de Proteção Civil;
  • Agrupamento de Centros de Saúde do Médio Tejo – ACES Médio Tejo;
  • Comando Distrital de Operações de Socorro de Santarém (CDOS Santarém);
  • Comandante Operacional Distrital de Santarém (CODIS Santarém).

A última folha foi ocultada devido à proteção de dados, pois nela consta o nome e respetivos dados pessoas de cada trabalhador ao serviço da UFAP.

ANEXO:

  • Plano de Contingência da UFAP para o Coronavírus SARS-CoV-2, agente causal da COVID-19

Utilizamos cookies para melhorar o funcionamento deste sítio. Para mais informações consulte a nossa Política de Privacidade.

  Ao utilizar este sítio concorda com a sua utilização.
Política de Privacidade